1 – Não fazem um orçamento.
Comece por anotar todas as suas despesas mensais e comece por perceber onde anda a gastar mais dinheiro e qual a rubrica que pode cortar (se calhar não precisa de ter tantos canais pagos, pois não está a usufruir deles).
2 – Gastam em artigos desnecessários.
As compras por impulso são um problema real. Quando vai comprar algo use a técnica dos 10 segundo e pergunte a si mesmo, vou precisar disto para já? Vou começar a usar quando? Preciso mesmo disto?
3 – Não poupam para um fundo de emergência.
Há que estar preparada para uma possível eventualidade, para isso temos de criar um fundo de emergência. Aconselha-se a ter um fundo criado para que nos possamos sustentar de 6 a 12 meses até conseguirmos resolver a dar a volta à nossa vida.
4 – Não têm um plano financeiro.
Se quer adquirir novos e bons hábitos financeiros deve ter um plano financeiro e controlar cada euro das suas contas bancárias. Manter o registo mensal das suas finanças para perceber os hábitos reais de consumo.
5 – Não definem objetivos financeiros a longo prazo
Para garantir a sua saúde financeira deve definir metas a longo prazo, como por exemplo, pensar na reforma, na hipoteca da casa ou do carro. Mas há mais não deixes o seu dinheiro parado no banco, pense em investi-lo.
6 – Não conseguem poupar
O segredo para poupar a sério e sem desculpas é saber os gastos do agregado familiar, ao não fazer este registo está a comprometer as suas contas.
7 – Costumam comprar a crédito de forma regular.
São compras cada vez mais comuns, mas para evitar que pague juros desnecessários não deve gastar mais de 30% do limite disponível no cartão de crédito. Para evitar gastos excessivos deve pagar sempre a pronto pata ter um maior controle dos seus gastos.
imagens: Unplash. Agradecimentos a Kelly Sikkema, André Taissin, Averi Evans, Firmbee e Barb Huya.
Comments